terça-feira, 13 de março de 2012

Heróis Japoneses - Tokusatsu

Oiê minna-chan como estão?
Bom hoje vou falar um pouquinho de algo que eu gosto bastante... Tokusatsu
Bom pra quem não sabe Tokusatsu é um termo que se refere aos Super Heróis japoneses.

Esses programas usam geralmente temas como ficção ciêntifica, fantasia, entre outros. Os shows ou filmes contam geralmente com monstros que tentam destruir ou as vezes conquistar o planeta. Daí surgem os heróis, pessoas comuns ou algumas vezes treinadas para a missão de livrar o mundo do mal. Ai já se tem uma ideia de como esses programas ou filmes funcionam né.
O público alvo na maioria das vezes são as crianças, mas nada impede um jovem ou adulto de assistir e se divertir com os Tokusatsus. Tanto que os fórums são na maior parte das vezes feitos e acessados por fãs que cresceram assistindo esses programas e mesmo depois de grandes aindam gostam e acompanham as histórias com a mesma empolgação de quando eram pequenos.

Não me envergonho nem um pouco de gostar desse tipo de programa, em meio a tantas coisas ruins e programas de televisão que colocam a moral e os bons costumes das pessoas em jogo, eu sou muito grata por ainda ter programas que trazem a mensagem do bem, uma mensagem que se soubermos captar nos trará muitos benefícios e muito diferente do que muitos pensam, os Tokus não focam na violência e sim na proteção dos valores, dos sonhos e das pessoas que amamos.

O Tokusatsu tem sua origem nos teatros antigos, pra ser mais especifica nasceram com os Kabukis (pra quem não conhece, confira nossa matéria sobre essa arte) e com os Bunrakus, que utilizavam efeitos especiais em suas peças principalmente fantoches.

Godzilla foi um marco na história dos Tokusatsus e é até hoje lembrado por muitos.
Um exemplo de anime nesse estilo é o clássico Astro Boy

As franquias mais populares de Tokus no Japão são Ultra Series que contam com heróis com por exemplo o Ultra Man, Kamen Rider que tem em sua lista muitos nomes entre os mais conhecidos pelos fãs brasileiros está o inesquecível Kamen Rider Black, e não podemos nos esquecer dos Super Sentai, série que também foi popular no Brasil com nomes como Dengeki Sentai Changeman e Choushinsei Flashman. Os Super Sentai também deram origem aos mundialmente populares Power Rangers que substituiram os heróis japoneses aqui no Brasil e em outras partes do mundo.

Tokusatsus são muito bem recebidos no Japão por serem Heróis criados para ensinar lições de vida às crianças. É bem claro como o gênero foi se transformando ao longo do tempo. Alguns ficaram bem mais leves e foram se adequando a seu público.


Uma imagem emocionou muitas pessoas principalmente os fãs da série Kamen Rider e Tokusatsus em geral. Em meio a tamanha destruição devido ao terremoto seguido de Tsunami no Japão, uma estátua feita em homenagem ao personagem Kamen Rider ficou praticamente intacta. Apesar de parecer algo simples, teve um significado enorme pra muitas pessoas, pois era como se tudo fosse ficar bem pois tinham um herói disposta a protegê-las. É algo muito simbólico, então eu particularmente fiquei muito emocionada quando vi.

Bom assim como Resident Evil, pretendo fazer uma série de matérias abordando os Tokusatsus mais populares e alguns que não são tão conhecidos mas são igualmente divertidos.

Essa foi apenas uma breve introdução ao gênero, espero que tenham gostado e continuem acompanhando o blog que em breve teremos a segunda matéria da série dos Heróis Japoneses - Tokusatsu.

Kissus

By:Maddy




5 comentários:

Bruno disse...

HAHA'' adoro herois japoneses *-* lembro da minha infancia assistindo POwer rangers , Kamen riders nossa era mt epico jiraya tb o/

espero ver mais materias deles por aki.
desde ja fico muito grato por materias tão excelentes

Maddy ★ disse...

Hey Bruno como está?
Eu também adoro os heróis japoneses :) Meu irmão também assistiu Jiraya quando era mais novo e vive me contando.. ainda não tive a oportunidade mas vontade não falta :) Adoro Power Rangers/Super Sentai e Kamen Riders =)
Pode deixar que logo logo mais matérias sobre eles serão postadas aqui no blog :)
Obrigada pelo comentário
Bjs

Unknown disse...

Olá...estou montando aqui um site sobre os heróis japoneses....talvez até demore um pouco para publicá-lo na internet....porque o material a se coletar é muito para pouco tempo....portanto....aos poucos estou montando ele....
Eu gostaria de saber se você me autoriza pegar essa imagem do Ultraman desenhado aí para eu colocá-lo como pano de fundo do site.....lembrando que o site será apenas informativo....para relembrar esses heróis quando passavam aqui no Brasil....e não tem caráter comercial algum.....por isso....não sei se você detém os direitos autorais da imagem ou se coletou em algum banco de dados gratuitos pela internet.....caso seja de sua autoria....peço a permissão para eu poder utilizar a imagem na construção do site....fique à vontade em aceitar ou não....fico no aguardo

BRUCE SANYO disse...

Olá Fabiano, vc chegou a fazer o site?

BRUCE SANYO disse...

Olá Fabiano, vc chegou a fazer o site?

Postar um comentário